Clipart

Como abrir fechaduras?

Para abrir fechaduras, os chaveiros utilizam uma técnica chamada Lock Picking, que manipula o mecanismo do fechamento, dispensando a utilização de chaves. Essa técnica é utilizada para emergências domésticas e, também, para fins criminais. No Lock Picking são utilizadas as seguintes ferramentas:

Torque: Ferramenta responsável por o girar o cilindro da fechadura, tendo que possuir determinada resistência para realizar sua função. O formato de um torque é semelhante a um arame com uma das extremidades curvada, como um gancho.

Pick: Ferramenta capaz de mover os pinos da fechadura, com formato semelhante a um grampo de cabelo.

Pistola de Hastes: Ferramenta elétrica, constituída de peças vibratórias de metal em forma de haste, que impulsiona os pinos da fechadura para cima, todos de uma vez, a partir do acionamento do gatilho. Essa ferramenta deve ser usada apenas por profissionais habilitados, pois são muito agressivas e podem danificar a fechadura, caso seja usada indevidamente.

Hastes de ponta côncava: Também conhecidas como michas, as hastes são tubos de metal, longos e finos, com uma das extremidades em formato côncavo, capazes de empurrar os pinos da fechadura para cima.

Alavanca tensionadora: Essa ferramenta pode ser confeccionada em variados formatos e tamanhos. Para abrir uma fechadura, coloca-se a alavanca em seu interior e realiza-se o mesmo movimento giratório que é feito com a chave. Esse procedimento gira o cilindro, deslocando o seu suporte e permitindo que cada pino seja movido ao seu respectivo cilindro.

Extração de fechaduras: O processo de extração de fechaduras consiste em introduzir uma haste na fechadura, até a parte traseira do cilindro para, depois, puxá-la para fora. Esse movimento faz com que todos os pinos sejam jogados para cima, permitindo que sejam trabalhados individualmente após esse processo.